Teoria da História (Mestrado)


PROGRAMA DE DISCIPLINA


DISCIPLINA: Teoria da História


CARGA HORÁRIA: 45h
NÚMERO DE CRÉDITOS: 04
PROFESSOR: Pedro Spinola Pereira Caldas
ANO/SEMESTRE: 2013-1


EMENTA:
As condições da vida prática humana nas quais surge o pensamento histórico. Critérios de validade do conhecimento histórico. Impacto social na narrativa historiográfica. Ética e historiografia. Epistemologia e historiografia. Estética e historiografia.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O curso será dividido em duas partes.
Na primeira parte, será feita uma apresentação da teoria das principais formas modernas de construção do conhecimento histórico, mais precisamente: analítica, hermenêutica, dialógica e genealógica.
O objetivo desta primeira parte consiste em apresentar um painel das principais questões que constituem a reflexão sobre a história, a saber: (a) por que a vida prática precisa da história? (b) há um sentido no processo histórico? (c) como é possível conhecer historicamente? (d) o que é a narrativa histórica? (e) por que a história precisa da vida prática?
Na segunda parte, será feito o estudo um pouco mais aprofundado de modelos teóricos e explicativos específicos presentes nos projetos de pesquisas dos alunos inscritos na disciplina.

DINÂMICA DO CURSO:
O curso consistirá de seminários de leitura e discussão de textos, partindo da exposição e comentário de um ou dois textos selecionados para cada aula. Em seguida, será aberto o debate para o restante da turma.


AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados mediante apresentação de trabalho final. O trabalho final deverá consistir em uma reflexão aprofundada de sua perspectiva teórica adotada no projeto de pesquisa.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ARAUJO, Valdei Lopes de et alli. A Dinâmica do Historicismo: Revisitando a Historiografia Moderna. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.
BAETS, Antoon de. Responsible History. New York: Berghahn Books, 2009.
DROYSEN, Johann Gustav. Manual de teoria da história. Petrópolis: Vozes, 2009.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FULBROOK, Mary. Historical theory. London: Routledge, 2002.
IGGERS, Georg. Historiography in the Twentieth-Century: From Scientific Objectivity to the Postmodern Challenge. Hanover: Wesleyan University Press, 1997.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: Contribuição à semântica do tempo histórico. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora da PUC-Rio, 2006.
La CAPRA, Dominick. History & Criticism. Ithaca: Cornell University Press, 1985.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
LIMA, Luiz Costa. A Aguarrás do tempo: Estudos sobre a narrativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
MARTINS, Estevão de Rezende (org). A História pensada: Teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2010.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2003.
MOMIGLIANO, Arnaldo. As raízes clássicas da historiografia moderna. Bauru: EDUSC, 2004.
MILL, John Stuart. A Lógica das Ciências Morais. São Paulo: Iluminuras, 1999.
NIETZSCHE, Friedrich. Segunda consideração intempestiva: Da utilidade e desvantagem da história para a vida. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2003.
PAUL, Herman. Hayden White: The Historical Imagination, 2011.
RÜSEN, Jörn. Razão Histórica – Teoria da História: Os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.
SALOMON, Marlon (org.) História, verdade e tempo. Chapecó: Argos, 2011.
SCHOLTZ, Gunter. O problema do Historicismo e as ciências do espírito no século XX. História da Historiografia, n.6, 2011. www.ichs.ufop.br/rhh
SIMMEL, Georg. Ensaios sobre teoria da história. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.
TOPOLSKI, Jerzy. Explicação histórica no materialismo histórico. Pozńan Studies in the Philosophy of Sciences and the Humanities, v.19, 1990, 
WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais, vol.1. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da UNICAMP, 1993.
WHITE, Hayden. Meta-História: A Imaginação Histórica no século XIX. São Paulo: EDUSP, 2009.
WIKLUND, Martin. Além da racionalidade instrumental: sentido histórico e racionalidade na teoria da história de Jörn Rüsen. História da Historiografia, n.1, 2008. www.ichs.ufop.br/rhh





CRONOGRAMA 

1º. encontro: 27/03 - Apresentação (apresentação do programa do curso e dos projetos de pesquisa dos alunos)

UNIDADE I – As dimensões da teoria da história.
2º e 3o. encontros: 03 e 08/04:
RÜSEN, Jörn. Tarefa e função de uma teoria da história. In: ______. Razão Histórica - Teoria da história: Os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.

4º. Encontro: 15/05 
KOSELLECK, Reinhart. “Espaço de experiência” e “horizonte de expectativa”: duas categorias históricas. In:______. Futuro passado: Contribuição à semântica do tempo histórico. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora da PUC-Rio, 2006.
KOSELLECK, Reinhart. História, Histórias e estruturas temporais formais. In:______. Futuro passado: Contribuição à semântica do tempo histórico. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora da PUC-Rio, 2006.

5º. encontro: 20/05 (Segunda-feira)
SCHOLTZ, Gunter. O problema do historicismo e as ciências do espírito no século XX. História da Historiografia, n.6, 2011. www.ichs.ufop.br/rhh

6º. e 7o. Encontros: 22/05 e 06/06 
DROYSEN, Johann Gustav. La Interpretación. In: ______. Histórica: Lecciones sobre la Enciclopedia y metodologia de la historia. Barcelona: Alfa, 1982.

8º. Encontro: 10/06
WHITE, Hayden. A poética da história. In: ______. Meta-História: A Imaginação Histórica no século XIX. São Paulo: EDUSP, 2009


UNIDADE II: Discussões teóricas feitas a partir dos projetos de pesquisas dos alunos
9º. Encontro: 12/06: Marxismo
10º. Encontro: 19/06 Marxismo
11º. Encontro: 24/06: Nietzsche
12º. Encontro: 26/06: Foucault
13º. Encontro: 01º/07: Jauss
14ª. Semana (03/07): Weber 
15a. semana (17/07): Entrega dos trabalhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário